PRAIA DE MIRA HISTORIAL


Praia de Mira é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Mira, com 39,82 km² de área e 2.985 habitantes (2001). Densidade: 75,0 hab/km².


História


A referência mais antiga e conhecida de Palheiros de Mira, data de 1875 que ao referir-se à Vila de Mira, diz que “está distante 6 km do oceano e tem estrada para «palheiros de Mira, na praia do Mar», lugar cujos habitantes são «quase todos pescadores».


Os Palheiros


Em meados dos anos 50 existiam mais de 600 construções em madeira. A maior originalidade deste aglomerado de pescadores/agricultores era exactamente a sua arquitectura de madeira que, sem ser exclusiva nesta região completamente desprovida de pedra e com abundância de pinhais, adquiriu aqui a sua expressão mais pura, as casas chegavam a atingir dois e mesmo três andares, possuindo dimensões não encontradas noutras praias e formavam a quase totalidade da povoação até ao final dos anos 60, a própria capela, junto da praia e ainda existente, é de madeira, pintada de azul e branco e é um dos principais símbolos desta povoação.


A Pesca Artesanal


Cada barco era lançado à água e retirado de lá por duas juntas que puxavam cabos presos às argolas da proa ou da ré do barco, este deslizava sobre rolos de pinho colocados no sentido da largura que por sua vez, rolavam sobre uma dezena de vigas compridas e flexíveis, de eucalipto, dispostas longitudinalmente. A rede era puxada por dez juntas de bois. Quando o barco saía, ficava logo um cabo preso na praia, o outro era trazido pelo barco, no regresso.


Património



  • Capela da Praia de Mira

  • Estátua em Homenagem ao Povo da Praia de Mira - Escultura em Bronze de André Alves

  • Igreja Nova da Praia de Mira

  • Museu Etnográfico



-
-
  http://82.102.16.24:8038/;
  http://localhost/
  Radio Praia de Mira